Trouxemos neste artigo 10 direitos dos aposentados do INSS. Muitas pessoas se aposentam depois de uma árdua vida de trabalhos, e pela falta de informação acabam não conhecendo nem metade dos benefícios que ela tem direito. Com base nisso, decidimos trazer este texto recheado de informações úteis que todo aposentado, ou familiar de aposentados devem saber.
10 direitos dos aposentados do INSS
Você que é aposentado do INSS ou conhece alguém que seja, tente imaginar o que além da aposentadoria e do 13° salário, você usufrui depois de tanto trabalho. Tenho certeza que ao final desta leitura você vai ter boas ideias sobre o que pode mudar na sua vida, ou de algum conhecido.
10. Salário Família
No ano de 2022 uma cota do salário família tem o valor de R$ 56,47. Tem direito a esse benefício previdenciário segurados empregados, entram nessa lista até trabalhadores avulsos e domésticos, aposentados. Ele pode ser concedido para famílias com a renda bruta de até R$ 1655,98 no ano de 2022. Ele é voltado para família de baixa renda, que possuem filhos com algum tipo de deficiência, ou com filhos entre 0 e 14 anos de idade.
09. Revisão da aposentadoria em até 10 anos
Caso você seja aposentado, você tem até 10 anos para solicitar uma revisão de aposentadoria (em alguns casos pode ser maior, orientamos consultar um advogado previdenciário). A revisão pode ser feita por diversos motivos, como inclusão de insalubridade, processo trabalhista, revisão da vida toda, erro de cálculo das contribuições, entre outros.
08. Acúmulo de benefícios
Como aposentado do INSS, você pode acumular a sua aposentadoria e também pensão por morte. Lembrando que o maior benefício será pago de forma integral, ou seja, 100%. Já o segundo benefício será pago de forma proporcional, de acordo com o número de salários mínimos.
07. Saque FGTS
Um benefício pouco conhecido entre os aposentado do INSS, é o saque de todo o dinheiro do Fundo de Garantia, mais conhecido como FGTS. Mas existe um ponto muito importante, caso você continue trabalhando na mesma empresa, você poderá sacar todos os meses os novos depósitos, porém caso você mude de empresa, você deverá seguir a regra original para saque do benefício.
06. Prioridade na instituição IR
Aposentados do INSS com 60 anos ou mais tem o direito de antecipar o imposto de renda, dessa forma recebendo a instituição primeiro (mas cuidado, se você cair na malha fina talvez isso não seja possível). Então procure fazer a declaração da forma correta para ter a restituição antecipada, caso tenha alguma correção, um novo prazo será aberto.
05. Quitação de imóvel aposentadoria por invalidez
Se você estiver feito um contrato para financiar um imóvel e acabou se aposentando por invalidez, você pode quitar o seu financiamento. Isso se deve, pois a maioria dos contratos para financiamento de imóveis, possuem seguros para morte ou incapacidade, e pode ter certeza, praticamente ninguém conhece isso. Caso você esteja nessa situação, ou conheça alguém que esteja, divulgue já este artigo. Faça contato com o seu banco, e apresente a carta de concessão do benefício (de invalidez). Fique de olho em outros tipos de financiamentos que também podem ser quitados (de carros por exemplo).
04. Direito a reabilitação profissional
Todo aposentado por invalidez que estiver impedido de realizar suas atividades por conta da doença, pode ser reabilitado, e inclusive o INSS deve fornecer ajuda a esse segurado, como próteses, instrumentos de trabalhos, órteses. Entre em contato com o INSS através do 135 para saber mais detalhes.
03. Cota do PIS / Pasep
Você trabalhou entre 1971 e 1988 e é segurado do INSS? Então você tem direito ao saque da cota PIS / Pasep. Você já pode ter realizado o saque, mas caso ainda não tenha feito isso, vá até uma unidade da Caixa Econômica Federal com os seus documentos pessoais para ficar por dentro da situação (lembre-se que existem bilhões em dinheiro esquecido, e você pode ser uma dessas pessoas).
02. Manutenção do plano de saúde
Os planos de saúde oferecidos as empresas, acabam tendo um valor mais baixo do que os planos de saúde particulares, isso pela grande quantidade de pessoas que acabam entrando em negociação na empresa. Dessa forma, o trabalhador que pagar parte desse plano de saúde que é disponibilizado pela empresa, pode continuar com o plano depois de se aposentar, assumindo o pagamento que o empregador realizava. Normalmente se torna vantajoso para o aposentado.
01. Adicional de 25% de aposentadoria por invalidez
Muitos aposentados podem ter o direito de receber o adicional de 25% de aposentadoria por invalidez, nos casos de incapacidade permanente. As pessoas que não tem condições de realizar atividades básicas, como comer, tomar banho, andar, vestimenta, entre outros, pode ter direito a este benefício.
Para receber o adicional de 25% você precisa passar por uma perícia médica do INSS, e os valores devem ser pagos desde a concessão da aposentadoria por invalidez, quando visto que o segurado precisa do auxílio de um cuidador (que não necessariamente precisa ser alguém contratado, nesses casos familiares como filhos, sobrinhos, irmãos, também conta).
Considerações finais
O que é que vocês acharam dos 10 direitos dos aposentados do INSS? já conhecia a maioria deles? Fiquei de olho em nosso blog e canal Alô INSS, pois este aqui é um canal exclusivo para vocês.
Leia mais notícias em nosso Blog Alô INSS.