14° Salário INSS na CCJC, temos uma excelente notícia para aposentados e pensionistas que estão no aguardo do abono extra para aposentados e pensionistas do INSS. Tivemos mais um avanço rumo a aprovação do projeto. Mais do que nunca crescem as expectativas para a aprovação do projeto no ano de 2022, após dois anos de luta, estamos em um estágio mais avançado do que nunca.
14° Salário INSS na CCJC boa notícia
Após a audiência pública realizada no último dia 25/05, ganhamos uma grande massa de apoio para a aprovação do projeto, em uma reunião que durou mais de 5 horas, realmente temos diversos deputados apoiando o projeto, além do Pompeo de Mattos, Ricardo Silva, André Janones.
Além desse grande apoio que tivemos na audiência pública, tivemos outro avanço na fase de tramitação, após o deputado Ricardo Silva apresentar o parecer do projeto.
Situação atual do abono extra: Aguardando análise de parecer na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Agora é pressionar o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados para adiantar a análise do relatório e colocar o item em pauta. O presidente desta comissão é o deputado ARTHUR OLIVEIRA MAIA (UNIÃO/BA)
Veja os últimos detalhes sobre o 14° salário com a Ana Paula, apresentadora do canal Alô INSS
Pontos de atenção 14° salário INSS
Da mesma maneira que estamos lutando para aprovação do projeto para pagamento ainda este ano, existe uma outra ala de políticos que estão fazendo de tudo para travar o projeto. A própria aliada do presidente Jair Bolsonaro que era a antiga presidente da CCJC falou muitas vezes que o 14° salário INSS não seria uma prioridade, que o governo não é máquina de dinheiro e muitas outras coisas para travar o avanço do projeto.
O que vimos é que o governo, e os presidentes das comissões possuem um enorme poder da canetada, e com isso consegue travar o projeto por meses, pelo simples motivo de medo da aprovação. Imagina um projeto como esses caindo no colo do presidente Jair Bolsonaro, dizer sim, significaria que teria que dar um jeito de pagar o benefício, se falar não, com certeza vai ter sua popularidade em queda juntos aos aposentados, então mais do que nunca, a estratégia do governo é de não deixar o projeto avançar para o Senado.
Muitas pessoas perguntam, o projeto não poderia ser barrado no Senado Federal? A resposta é sim, essa é uma possibilidade, mas a grande diferença entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, é o presidente da comissão. Arthur Lira que é o presidente da Câmara possui muitos acordos com o governo, dessa forma ele fará de tudo para blindar o presidente da República, por outro lado no Senado, Rodrigo Pacheco não trabalha da mesma maneira, dessa forma existe grande possibilidade dele colocar o projeto em pauta, votar e ele ser aprovado.
Sendo aprovado no Senado, não tem jeito, o projeto vai para as mãos do presidente Jair Bolsonaro (ao menos que ocorram alterações no texto, daí o mesmo volta a Câmara dos Deputados).
Muitos canais do Youtube, inclusive o Alô INSS estão de olho nos movimentos do governo para posicionar os aposentados e pensionistas de todo o Brasil quanto a aprovação do 14° salário neste ano de 2022. A expectativa é que com a aprovação, o projeto possa ser pago no mês de Dezembro deste ano, enfim suprindo a falta do 13° salário que vem sendo adiantado desde 2020, devido a pandemia de Covid-19. Fique de olho em nosso site e no nosso canal do Youtube Alô INSS para saber todas as novidades sobre o projeto.
Confira também, novidades sobre a Nova Margem Social.