14 Salário para aposentados decisão final!!! É isso mesmo meu amigo e minha amiga, depois de mais de dois anos de luta, estamos chegando no momento da decisão final em relação ao 14° salário para aposentados e pensionistas do INSS.
14 Salário para aposentados decisão final
Para entender melhor toda essa situação, o PL 4367/20, que é o projeto de lei mais aguardado por milhões de aposentados e pensionistas ainda está na mesa e pode ser aprovado.
Acontece que tivemos mais um obstáculo no caminho durante a reunião realizada nesta última semana, todos estavam no aguardo de um acordo por parte do governo para a aprovação do 14° salário INSS, o que aconteceu é que o governo simplesmente disse que não existe negociação, e eles não querem pagar o benefício a milhares de aposentados e pensionistas.
Mas muita calma nesta hora. O governo não querer pagar é uma coisa, o benefício não ser aprovado é outra completamente diferente. O governo se diz preocupado com o aumento do dólar, o aumento da inflação e a imagem que poderia ser passada ao presidente Jair Bolsonaro de populista caso o benefício seja aprovado, por isso a ideia do governo é de arquivar o projeto.
Nossa grande arma secreta, é que foi realizado um requerimento para poder votar o projeto na próxima sessão da CCJC, e o melhor de tudo, é que nenhum outro projeto pode ser votado antes do 14° salário para aposentados devido a este requerimento.
Azedou para o lado do governo, caso os deputados votem não, terão uma péssima repercussão entre os milhões de aposentados e pensionistas. Caso resolvam esvaziar as sessões da CCJC, eles simplesmente vão parar a principal comissão da Câmara dos Deputados, o que pode pegar muito mal para o governo em um ano de eleição.
Essa é a situação atual do PL 4367/20 que define o pagamento do 14° salário INSS. Divulgue essa matéria, vamos cobrar o presidente da CCJC Arthur Oliveira Maia para colocar o projeto em pauta.
Riscos do pagamento do 14° salário INSS para o governo
O governo diz que apoia o 14° salário para aposentados e pensionistas do INSS, diz que é tudo muito lindo, mas infelizmente uma questão orçamentária forte por trás, impede eles caírem de cabeça (o que não deixa de ser uma verdade).
Mas vamos fazer uma análise do cenário geral do Brasil neste ano de 2022, para analisar o possível pagamento do 14° salário, o tão esperado abono extra para os beneficiários do INSS.
Realmente não podemos dizer que o 14° salário é um dinheiro de pinga, de fato mesmo cortando alguns beneficiários que recebem valores elevados, ou criando regras para cortar os custos, o benefício teria um custo de pelo menos 10 bilhões de reais chutando por baixo. Esse é um valor realmente elevado para um país que está tentando sair de uma crise financeira gerado por uma pandemia e uma guerra no leste Europeu.
O que mais pesa não é esse dinheiro, pois o governo já pagou muito mais para os beneficiários do auxílio Brasil, o que pesa mais, é que o presidente Jair Bolsonaro está atrás nas pesquisas, e mesmo não pagando o 14° salário, a maioria dos aposentados ainda prefere o atual mandatário para a reeleição. Fazendo uma análise bem simples, o presidente irá gastar 10 bilhões de reais em um time em que ele já está ganhando, ou irá gastar 10 bilhões de reais em um time que ele está perdendo, no caso o pessoal do Bolsa Família (atual auxílio Brasil)?
Acertou quem respondeu que ele vai gastar com o atual auxílio Brasil. Essa é a principal encruzilhada que pode atrapalhar a tramitação do abono extra para os beneficiários da previdência social.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o 14° salário INSS e ver mais notícias para aposentados e pensionistas.