Abono 2000 reais pode ser aprovado em 2022 ? Essa é uma pergunta que muitos aposentados e pensionistas e BPC LOAS do INSS vem fazendo.
Uma proposta criada em 2020, praticamente junto ao 14° salário INSS que acabou não estando nos holofotes da mídia. Vamos trazer tudo sobre este benefício neste artigo.
Abono 2000 reais pode ser aprovado em 2022 ?
Uma ideia popular que surgiu em 2020 e obteve mais de 20.000 votos com muita facilidade, o abono de R$ 2000 muitas vezes esquecido pela grande mídia ainda existe. Ele é a SUG 15/20, ou seja, uma sugestão criada por iniciativa popular que pode se tornar um projeto de lei, assim como foi o 14° salário INSS, que também nasceu de uma iniciativa popular.
Desde a sua criação, o projeto está parado para análise na comissão de direitos humanos com o Senador Paulo Paim. Isso desde o dia 15/07/20. A ideia legislativa teve 25.595 apoios e se tornou a SUG15/20, que também conquistou mais de 10.000 pessoas apoiando.
Como avançar com o abono de 2000 reais ?
A única maneira é pressionar os deputados e senadores para adotar a sugestão legislativa e criar um projeto de lei, assim como foi feito com o 14° salário INSS. Outra alternativa é falar com o Senador Paulo Paim nas redes sociais para cobrar a análise da sugestão.
Sabemos que o governo está contendo gastos após o término da fase mais aguda da pandemia, o melhor momento para a aprovação seria em 2020, onde não existia o teto de gastos.
Com a inflação nas alturas ainda devemos lutar pelos projetos sociais, pois que mais acaba impactado com tudo isso são as pessoas de baixa renda.
Você também pode criar uma ideia popular
Tanto o abono de 2000 reais, quanto o 14° salário para aposentados e pensionistas do INSS vieram de ideias populares, ou seja, alguém da população teve iniciativa para este projeto. Através do portal e-cidadania você pode registar a sua ideia, e se ela tiver 20.000 apoios, ela irá se tornar uma sugestão legislativa, que é o caso do abono de 2000 reais para aposentados, pensionistas e BPC LOAS (benefício de prestação continuada).
Um ponto de melhoria que deveria acontecer nesse processo, toda a sugestão legislativa deveria ser analisada. Como exemplo temos a sug 15/20 referente ao abono de 2000 parada desde julho de 2020 com o Senador Paulo Paim, e não tivemos nenhum tipo de análise sobre o projeto. Precisamos mais de sim e não, do que projetos que simplesmente ficam abandonados nas mesas dos políticos.
Essa sugestão legislativa após ser apreciada, pode virar uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) ou um PL (Projeto de Lei), que foi o que aconteceu com o 14° salário para aposentados e pensionistas. Tanto o PL 3657/20 e o PL 4367/20, ambos referentes ao 14° salário INSS, mas o primeiro foi adotado pelo Senador Paulo Paim e o segundo pelo deputado Pompeo de Mattos.
Caso esse projeto seja adotado por um deputado, ele irá iniciar sua tramitação nas comissões da câmara dos deputados, depois no senado federal e por último vai a sanção do presidente da república, caso aprovado.
Caso o projeto seja adotado por um senador, ele irá iniciar a tramitação no senado, depois em alguma comissão da câmara dos deputados (ou diretamente em plenário), e por último vai a sanção do presidente da república, caso aprovado.
Você já conhecia como funcionava esse fluxo para aprovação de uma ideia popular? Eu diria que a lei mais famosa e que todo o brasileiro conhece que foi aprovada nesse processo, é a Lei Maria da Penha.
Você também pode dar a sua ideia clicando no link a seguir. CLIQUE AQUI
Veja mais notícias sobre o INSS em nosso Blog Alô INSS.