O INSS (Instituto nacional do seguro social) publicou no final de junho novas regras para o atendimento presencial em suas agências, conforme nova portaria no DOU (Diário Oficial da União). Entenda a mudança no atendimento das agências INSS
Mudança no atendimento das agências INSS
As atividades tiveram reinício no dia 14 de março por meio de agendamentos. A partir de agora os atendentes das agências do instituto não vão poder negar a validade de documento de identidade a pessoas que estejam enfermas ou que possuam uma idade superior a 60 anos, mesmo se o RG contenha “alteração das características físicas do titular que gere dúvida fundada sobre a identidade ou alteração significativa da assinatura”. …
A nova portaria do INSS afirma que é obrigatória a apresentação de pelo menos um documento original com foto, para que seja realizado o atendimento do beneficiário, segurado, representante legal ou procurador.
O texto também mostra que existe a garantia à pessoa surda ou com deficiência auditiva o acompanhamento de intérprete ou tradutor de Libra (Língua Brasileira de Sinais).
Atendimento digital INSS
Não se esqueça que mesmo com o retorno dos atendimentos presenciais, existe uma grande gama de serviços que pode ser feitos de forma online, sendo mais rápido e prático. Serviços como pedidos de aposentadoria e pensão por morte são fornecidos presencialmente nas agências
Concurso INSS
Também temos mais boas notícias para os beneficiários da previdência social. Está sendo aberto um novo concurso do INSS com previsão ainda para este ano de 2022. Com a fila de espera para atendimento em aproximadamente 2 milhões de pessoas, esse concurso vai dar um sangue novo para reduzir as filas e melhorar o atendimento do instituto. Você que conhece alguém que sempre gosta de prestar essas provas e sonha para entrar em um cargo público, chegou a hora. Também está sendo abertos concursos para a Receita Federal, então divulgue essa importante informação para seus parentes e amigos.
Novo salário mínimo
Vamos abordar um pouco sobre o novo salário mínimo para o ano de 2023. O congresso está fechando a previsão de orçamento para o próximo ano, novamente sem considerar um aumento real no salário mínimo, política que foi extinta no primeiro ano do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da economia Paulo Guedes. Durante os 4 anos do atual mandatário não tivemos nenhum aumento real de salário mínimo, o que infelizmente reduziu o poder de compra de quem recebe o mínimo para sobreviver.
Desde a criação do plano real, era realizado o aumento do salário mínimo com base na inflação do ano interior + PIB de 2 anos anteriores, então caso o país tivesse uma boa produção com bons indicadores, o bolso dos trabalhadores e aposentados eram recompensados. Com a nova política o aumento se limita a inflação do ano anterior, e sabemos que isso acaba corroendo o poder de compra ao longo dos 12 meses que se passam no ano.
O Senador Paulo Paim é um dos principais entusiastas da política de valorização do salário mínimo, e inclusive apresentou um projeto neste ano de 2022 visando a retomada da política de valorização. Infelizmente essa é uma política pouco comentada na mídia, então ao deixar de fazer essa valorização, o governo não sente nenhuma cobrança popular, e também não sente nenhuma motivação em retomar a valorização mais justa do salário mínimo.
Para 2023 Jair Bolsonaro ainda não se manifestou sobre esse assunto, mas provavelmente caso seja reeleito ele não vai retomar a política de valorização do salário mínimo, já o ex-presidente Lula disse que irá retomar essa política. Apesar de ser uma boa noticia fica a pergunta, de onde vai ser esse dinheiro, pois as contas do governo estão cada vez mais apertadas. Uma das sugestões do antigo presidente é acabar com o teto de gastos, o que pode gerar um risco fiscal.
Veja mais notícias em nosso Blog Alô INSS.