Aposentadoria 2023. O que vai mudar?
Se você está planejando entrar no processo de aposentadoria, saiba que existem algumas novas regras de aposentadoria para 2023 que você deve conhecer.
Todas as mudanças na aposentadoria estão ocorrendo devido à reforma da previdência que foi implementada em 2019, e os benefícios do INSS ainda são afetados por essas mudanças.
É comum que muitas pessoas tenham dúvidas, principalmente por não entenderem exatamente como funciona. Para te ajudar, hoje trouxemos algumas informações sobre as novas regras de aposentadoria para 2023, a quem elas vão afetar e o que não vai mudar.
Novas regras de aposentadoria para 2023
As regras para a possibilidade de se aposentar estão mudando gradativamente cada vez mais desde a reforma da previdência ocorrida em 2019. Essas mudanças estão sendo feitas para que as pessoas que receberão a dose em breve não sejam prejudicadas.
No ano que vem, esses benefícios serão afetados pelas novas regras de aposentadoria de 2023, e se você está prestes a se aposentar, saiba que é interessante ficar atento a essas mudanças.
Pensão progressiva por idade mínima
Esse tipo de pensão também sofreu algumas mudanças em suas regras, e para que a mulher se aposente em 2023, ela deve ter 58 anos e ter contribuído por 30 anos.
Já os homens devem cumprir o requisito de 35 anos de contribuição e ter 63 anos.
Aposentadoria por pontos
Outras mudanças foram na regra de pontos, onde a idade da pessoa é somada ao tempo que ela contribuiu. Em 2023, as mulheres devem somar 90 pontos e ter pelo menos 30 anos de contribuição.
Já os homens precisam somar 100 pontos onde precisam de pelo menos 35 anos de contribuição para se aposentar.
Por exemplo, se uma mulher tem 60 anos e contribui para o INSS há 30 anos, sua pontuação é de 90 pontos, o que significa que ela já pode se aposentar pela regra dos pontos.
Aposentadoria por idade
As novas regras de aposentadoria por idade para 2023 também mudaram, e os homens devem ter 65 anos e contribuir 15 anos. Já as mulheres devem ter 62 anos e também ter contribuído por 15 anos.
Principais mudanças: faixa etária
Como dissemos, sobre as principais novas regras de aposentadoria para 2023, podemos dizer que as principais foram a faixa etária e também o tempo de contribuição.
Todas as novas regras e mudanças ocorridas nas modalidades e tipos de aposentadoria estão cada vez mais rígidas. Por exemplo, o tempo de contribuição para os homens era de 20 anos e para as mulheres de 15 anos.
Na pensão especial, destinada aos segurados que exerceram atividades consideradas de alto risco à saúde, o tempo de contribuição varia de acordo com o grau de atividade exercida.
Para atividades em que o grau de periculosidade é alto, o subsídio é de 15 anos. Para notas médias, 20 anos e notas baixas, 25 anos de contribuição sob as novas regras de aposentadoria de 2023.
Quais são as regras previdenciárias que não vão mudar em 2023?
Assim como as novas regras de aposentadoria para 2023, algumas não mudarão, ou seja, serão regras fixas.
Por exemplo, se você adquiriu o direito às antigas regras da reforma da Previdência, as mesmas regras serão mantidas para esses trabalhadores.
Outra regra fixa trazida pela reforma da Previdência é que homens podem se aposentar aos 65 e 20 anos de contribuição e mulheres aos 62 e 15 anos de contribuição para quem ingressou antes de 13 de novembro de 2019.
A regra de pedágio de 50% também possui regras fixas que não foram alteradas para 2023. Os trabalhadores que tinham menos de 2 anos até a aposentadoria em 13/11/2019 devem observar 50% de pedágio como tempo restante.
Isso significa que se faltar 1 ano para o trabalhador chegar aos 35 anos de contribuição, ele precisará trabalhar mais 1 ano e meio de pedágio.
A regra de 100% de pedágio também não mudou para 2023. Quem tinha mais de dois anos até a aposentadoria em 13/11/2019 deve cumprir o tempo restante de pedágio de acordo com a regra.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.