Cuidado com novo golpe da revisão da vida toda.
A revisão vitalícia é uma nova medida do INSS, que, por ser pouco conhecida pelos segurados, abriu brecha para que fraudadores usem o dinheiro dos aposentados. Abaixo, entenda do que se trata a revisão e como evitar cair em um golpe.
A Revisão Vitalícia, aprovada em dezembro de 2022 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é um recurso que pode aumentar ou diminuir o seguro dos aposentados a partir de uma nova análise de seu histórico salarial. A revisão leva em consideração os prêmios recebidos antes de 1994, quando o plano atual entrou em vigor. No cálculo tradicional, esses valores não entram na conta.
Se o aposentado recebia um bom salário na época, o novo cálculo vai favorecer o segurado com pensão maior. Porém, se o seguro da conta, levando em consideração os salários antigos, sair menor do que o atual, não há como voltar atrás e o aposentado será prejudicado porque receberá um seguro menor.
Ao contrário do que está sendo veiculado pelas fake news, a revisão vitalícia para pensionista do INSS não é obrigatória. A Autoridade recomenda cautela ao decidir sobre um pedido de revisão. O melhor é que o segurado consulte previamente um profissional da Previdência Social, que analisará seu histórico e decidirá se a revisão é a melhor opção para o seu caso.
Como funciona a fraude que prejudica aposentados do INSS
Os fraudadores se aproveitam do fato de a revisão vitalícia ser uma novidade para os aposentados e usam a medida como desculpa para prejudicar os segurados. Por meio de mensagens de texto em celulares, os criminosos se fazem passar por advogado ou secretário de escritório de advocacia responsável pelo processo de revisão, que até agora só pode ser solicitado mediante instauração de processo judicial.
Informações pessoais como nome completo do aposentado e CPF podem ser acessadas por qualquer pessoa na internet por meio de um processo judicial, assim como o número do processo e o nome do solicitador que requereu a revisão vitalícia.
O golpista, se passando por representante legal do segurado, envia mensagem pedindo que a pessoa faça um PIX para pagamento de uma suposta pendência da Previdência Social. Os criminosos prometem que, após a transferência, um novo valor será liberado após um cheque vitalício.
O INSS afirma que não entra em contato com os beneficiários para oferecer serviços, muito menos revisões de seguros. Ao receber uma mensagem ou ligação suspeita, o melhor é bloquear o número e denunciar o golpe ao escritório de advocacia ou ao profissional cujo nome foi envolvido. O registro de Boletim de Ocorrência (BO) também é uma opção.
Como se proteger de fraudes?
Algumas medidas podem ser tomadas para evitar fraudes desse tipo, como:
nunca forneça seus dados pessoais como RG, CPF, endereço e número do benefício a ninguém;
cuidado com mensagens enviadas por números desconhecidos e confirme sempre a autenticidade do remetente;
se desconfiar das mensagens recebidas, bloqueie o contato;
não compartilhe suas senhas em hipótese alguma, principalmente para o gov.br.
O INSS não cobra nenhum tipo de taxa.
Revisão vitalícia do INSS: o que é?
Mas afinal, qual é o panorama de toda a vida do INSS? Por meio dele, é possível revisar todo o período de contribuição do segurado, podendo incluir também contribuições favoráveis ocorridas antes de julho de 1994.
Com isso, o valor da pensão pode subir. O pedido de revisão vitalícia deve ser feito por meio de processo judicial de autoria de advogado ou defensor público responsável. Porém, quem se aposentou antes de 2013 não pode fazer a revisão.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.