Cuidado para não perder seu benefício. Uma das épocas mais temidas por todos os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) esta pra chegar. Todos aqueles que recebem algum tipo de beneficio pago pelo órgão pode ter seus benefícios cortados durante e este período.
Mas o que é o Pente Fino INSS 2022?
Durante os próximos dias o INSS fará uma revisão em suas contas a procura de irregularidades na manutenção de seus benefícios e qual quer segurado que tiver em seu cadastro encontrada algum tipo de irregularidade terá seu benefícios cancelado.
Cuidado para não perder seu benefício.
Conforme informações do INSS somente de benefícios pago a segurados que faleceram em 2021 fez com que fossem pago aproximadamente 8,5 mil benefícios pagos de forma irregular.
Por conta disto o Tribunal de Contas da União determinou que o INSS implemente o Manual do Sistema de Pagamento de Benefícios (Sispagben) que tem como objetivo reduzir a quantidade de pagamentos irregulares.
Apenas durante o ano de 2021 o INSS cancelou em media 5,2 milhões de contas devido a irregularidades encontradas e tendo em vista essas informações e de grande importância estar sempre atento as regras que garantem o pagamento de seu beneficio e para ajuda-lo vamos agora listar as principais causas de cancelamento de benefícios do INSS.
1- Conta sem Movimentação.
Contas que ficam por mais de 60 dias sem qualquer tipo de movimentação faz com que o órgão pense que o beneficiário “não precisa” do pagamento e consegue se manter mesmo com a ausência do mesmo. Então sempre mantenha uma movimentação em sua conta ou faça a manutenção da mesma!
2- Dados do CadÚnico desatualizados.
Este é um motivo que afeta principalmente os beneficiados pelo BPC/Loas pois ocorre de uma forma simples, bastando você não atualizar qualquer informação de consta em seu cadastro. O INSS fara uma confirmação destes daods e se constarem com desatualizado o usuário terá seu beneficio cancelado.
3- Faltar na pericia.
Salvo situações em que a falta é justificada. Não comparecer no local da pericia no dia e horário agendado causa o cancelamento visto que nestes caso o valor é pago por incapacidade ou deficiência. Então esteja sempre atento aos agendamentos feitos e caso tenha a necessidade de faltar no dia de sua pericia.
4- Fim do período de pagamento de benficio por morte.
Os beneficiários por morte de segurados podem ser:
O cônjuge e filho de até 21 anos não emancipado ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave;
Os pais do segurado;
O irmão do segurado na condição de menor de 21 anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave;
Destes apenas os pais, cônjuge ou companheiro(a) terão direito a uma pensão por morte vitalícia e para o mesmo devem ser seguidos dois critérios: o segurado deve ter pago pelo menos 180 contribuições e o dependente deve ter mais de 44 anos.
A pensão por morte pode ser cancelada pelo seguintes motivos:
– Morte do beneficiário;
Para irmão ou filho assim que completarem 21 anos, salvos os casos em que ele for inválido ou tiver deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave;
– Para filho ou irmão invalido, pelo fim de sua invalidez;
Para filho e Irmão em caso de afastamento de sua deficiência mental ou intelectual.
– Para o dependente que for julgado e culpado como autor , ou coautor da causa de morte do segurado. Mesmo que tenha apenas participado do planejamento do crime.
5- Caso tenha uma aposentadoria especial
Por ter sua saúde prejudicada e continuar exercendo um trabalho que atente contra sua saúde.
6- Fraude em seu beneficio.
Caso ocorra o acumulo de 2 pensões ao mesmo tempo. Uma destas pensões será cancelada.
Mas não precisa ficar preocupado basta você acompanhar nosso site Manual do Idoso e estar sempre atento a nossas mídias sociais pois estamos sempre lançando formas de auxilia-lo.