Conheças as doenças mentais que mais impactam auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Todos sabemos como funciona o beneficio do auxílio-doença, primeiramente não é um processo simples de se passar, após o afastamento medico ainda se faz necessário o agendamento de uma pericia para validar o beneficio.
Quando falamos desse auxilio por motivo de algo relacionado a danos ou algo que agravou o corpo é até mais fácil de ser aceito, pois quando se tem um corpo lesado seja temporariamente ou uma lesão permanente muitas vezes a entrada neste beneficio é quase que automática.
Agora se falarmos de doenças que afetam nosso psicológico, doenças mentais. Não é simples ou fácil identificarmos em que ponto somos afetados por essas doenças.
Diversas pessoas sofrem de TDAH durante boa parte de suas vidas e apenas não diagnosticadas já em idade avançadas e existem as que nunca são diagnosticadas.
È importante ressaltar que qualquer doença mental pode dar acesso ao beneficio do auxílio-doença desde que esta doença deixe o trabalhador incapacitado por 15 dias pelo menos.
Já as doenças que permanentemente incapacitantes geram direito a aposentadoria por invalidez.
Desta forma podemos entender que não é a doença em sí que gera o direito ao beneficio mais sim a condição em que a doença afeta a pessoa.
Lembramos a lista que vamos apresentar a seguir são as doenças mais comuns , todavia qualquer doença incapacitante gera direito ao beneficio.
Doenças que mais geram direito ao auxílio-doença.
1- Episódios depressivos
Caracterizado principalmente pela perda generalizada de interesse e prazer, além de prazer e tristeza. Podem ser leves, moderados ou graves a depender a intensidade dos sintomas, e de quão debilitante são.
2- Transtornos ansiosos.
São doenças psíquicas que durante uma crise de ansiedade , as pessoas sentes uma tensão e não conseguem analisar uma situação a partir dos dados reais e não conseguem se manter no momento presente.
3- Transtornos depressivo recorrente
Um subtipo de distúrbio depressivo , caracterizado por traços psicóticos. Pode envolver alucinações e delírios.
4- Transtornos afetivo bipolar
É um distúrbio psiquiátrico marcado pela alternância (às vezes súbita) entre episódios de depressão e euforia. A causa exata do distúrbio afetivo bipolar ainda não é conhecida.
5- Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas
Um conjunto de fenômenos comportamentos ou distúrbios causados pelo uso recorrente de substancias psicoativa.
6- “Reações ao ”stress” grave e transtornos de adaptação”
Reações agudas provocadas por um acontecimento particularmente stressante.
7- Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool.
OS sintomas mais comuns são os tremores acompanhados de irritabilidade, náusea, vômitos, ansiedade.
Estes são casos de afastamento em que os beneficiados recebem o auxílio-doença por um período e após retornam a suas funções.
Agora vamos falaremos de doenças que incapacitam.
Doenças que mais geram aposentadoria por invalidez
1- Esquizofrenia
Caracterizada por episódios contínuos ou recorrentes de psicose é uma perturbação mental.
2- Depressão
É uma doença psiquiátrica que afeta o emocionam da pessoa, que passa a apresentar profunda tristeza, falta de apetite, desânimo, baixa auto-estima, pessimismo e podem combinar-se entre sí.
3- Transtorno afetivo bipolar
Os sintomas incluem euforia, dificuldade para dormir e perda de contato com a realidade. Acredita-se que seja influenciado por uma combinação de fatores como genética, ambiente, estrutura e química do cérebro.
4- Episódios depressivos
Podem ser ou não acompanhados de sintomas psicóticos, como estupor, alucinações e/ou delírios.
5- Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool;
Estes desviam comportamentais podem causar sintomas de depressão, ansiedade, agitação e hipomania/mania durante a intoxicação e também durante a abstinência.
6- Psicose não-orgânica não especificada
Também conhecidos como f-29 são transtornos alucinatórios ou delirantes , assim como modificação de pensamento, passando até a ser mais desorganizado.
7- Outros transtornos mentais devido à lesão e disfunção cerebral e a doenças físicas.
Outras doenças
Inclui diversas afecções superpostas a um transtorno cerebral devido a uma doença primaria cerebral, a uma doença sistêmica que acomete secundariamente o cérebro.
Estes são as principais causas de afastamento por auxílio-doença e por invalidez. Se você quiser informações mais detalhadas sobre auxilio-doença leia nossa matéria abordando o assunto e aproveite também e conheça nosso site o Manual do idoso.