Justiça muda pagamentos de empréstimo consignado! É isso mesmo, decisão inédita pode afetar o seu pagamento, mas calma… A notícia é muito boa nesses tempos em que os golpes são cada vez mais comuns.
Justiça muda pagamentos de empréstimo consignado
Para dificultar a ação dos golpistas, a justiça federal determinou que os bancos mudem as regras para concessão do empréstimo consignado.
A partir de agora, todas as aposentadorias ficarão com os pedidos de empréstimo consignado bloqueados. Dessa forma, caso o aposentado ou beneficiário precisar do dinheiro, deverá realizar o desbloqueio através do aplicativo, telefone 135 ou presencialmente.
É uma forma de evitar fraudes contra beneficiários do INSS. O instituto nacional do seguro social tem 90 dias para fazer a alteração no sistema. A observação é que essa decisão ainda cabe recurso.
Forte iniciativa contra golpes
O avanço da tecnologia nos trás muito conforto, hoje em dia conseguimos resolver a maioria de nossos problemas através do celular, sem sair de casa. Como todo lado positivo sempre trás algo negativo, com esse avanço de tecnologia, muitos aposentados e pensionistas acabam sendo vítimas de golpes. Essa iniciativa de bloqueio do consignado vem de encontro a esta situação que aumentou em grande proporção, principalmente durante a pandemia de Covid-19 que iniciou no ano de 2020 de forma mundial.
Seja sempre precavido, desconfie de tudo que vem fácil, ofertas tentadoras e coisas do tipo. Não clique em links desconhecidos enviados em grupos de WhatsApp, e-mail ou redes sociais, pois isso pode fazer com que clonem os seus dados do celular ou computador. Ou seja, todo cuidado é pouco e não podemos dar nenhuma brecha para o azar.
Mais mudanças a vista em relação aos consignados
Está em plenário a MP 1106/22 que trata mudanças no empréstimo consignado no ano de 2022, mas ao invés de tratar sobre o bloqueio automático do empréstimo consignado, essa medida provisória libera mais crédito para os beneficiários do INSS e do auxílio Brasil. Vamos dar os maiores detalhes, pois tem até cartão novo sendo criado.
Entre as medidas realizadas na MP 1106/22, o crédito consignado fica fixado em 40% para aposentados e pensionistas do INSS, sendo 35% na margem consignada e 5% no cartão de crédito. Além disso está sendo criado um novo cartão benefício com uma margem de 5% para aposentados, pensionistas e inclusive BPC LOAS, em que eles poderão usar 5% de crédito nas contas de supermercado. Ou seja, a margem comprometida pode chegar até a 45% do salário.
Vocês devem tomar muito cuidado antes de realizar algum tipo de empréstimo, pois imagine, se você recebe um salário mínimo e não consegue pagar as contas com R$ 1.212, realizando um empréstimo você irá receber menos ainda, e provavelmente você terá menos condições ainda de pagar as contas do dia a dia. Isso tudo irá formar uma bola de neve em que as pessoas se enrolam cada vez mais em dívidas e não conseguem pagar.
Outra mudança importante na MP 1106/22 é que com ela foi liberado empréstimo consignado para o pessoal do BPC LOAS (benefício de prestação continuada). Por se tratar de um benefício assistencial, nunca havia sido liberado esse tipo de empréstimo para essa categoria, mas houve essa mudança durante a gestão do Presidente Jair Bolsonaro. As regras de consignado para BPC seguem as mesmas dos aposentados e pensionistas.
A última novidade deste medida provisória vem para o pessoal do auxílio Brasil, que por incrível que pareça também terá um empréstimo liberado. Mas tome muito cuidado, pois os juros são muito mais elevados do que o dos empréstimos para aposentados e BPC LOAS.
O que vocês acharam da mudança sobre bloqueios no empréstimo consignado?
Veja como realizar empréstimo consignado BPC com Alô INSS.