Você conhece o ID Jovem.
Mais de três milhões de jovens podem se beneficiar ao ingressar na Identidade Juvenil. A atualização do aplicativo trouxe várias funcionalidades para além da mera divulgação do documento como na versão anterior e atraiu muito mais jovens de 15 a 29 anos”, destacou a Secretária Nacional de Juventude do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos Direitos. (SNJ/MMFDH), Luana Machado.
O Passe Jovem, ou simplesmente Passe Jovem, é um documento gratuito emitido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do MMFDH e permite a jovens de baixa renda o acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de garantir passagens gratuitas ou com desconto no transporte público interestadual, conforme determina o Decreto nº 8.537, de 05 de outubro de 2015.
Novas tecnologias e inovação
Em um esforço para aprimorar o aplicativo, um novo sistema operacional foi desenvolvido em 2019 com recursos adicionais, como geração de relatórios em níveis nacional, estadual e municipal, desenvolvimento de documentos emitidos e uma nova identidade visual. Com isso, gestores juvenis de todo o país passaram a monitorar os resultados das ações de apoio do ID Jovem. Os avanços no sistema continuaram e um novo aplicativo foi lançado em 2021.
As novidades incluem salvar mais de um documento por dispositivo, publicar programas e mensagens do governo federal voltados à inclusão social e produtiva de jovens, inserir uma foto, gerar um QRCode, código de barras ou métrica. tira, bidimensional, que pode ser facilmente digitalizada pela maioria dos celulares equipados com câmera, serviço Fale Conosco, ativação de notificações e verificação de identidade pelos empreendedores Jove.
Em 2022, o ID da API Jovem Integração foi publicado no Catálogo de APIs do Conecta Gov Governo. Também está previsto um novo sistema de gestão, a publicação de mais um canal de atendimento interativo – ChatBot ID Jovem e Painel de Dados ID Jovem, que é capaz de trazer resultados territoriais e características do perfil do usuário. Essa ferramenta tecnológica permite conexões com plataformas do governo federal e instituições públicas e privadas interessadas em consultar a validação da carteira de identidade como documento que comprova a condição de jovem de baixa renda.
O desenvolvimento de tecnologias e a promoção do ID Jove são acompanhados desde 2019 no Plano Digital do Governo Federal, que é coordenado no Ministério pela Secretaria Executiva (SE/MMFDH), Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) e Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME/PR).
Transporte público gratuito
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, 17 de novembro, por unanimidade, manter a concessão de passagem gratuita de ônibus interestadual para jovens de baixa renda. Os ministros analisaram medida apresentada pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), que defendia a inconstitucionalidade da vantagem por não especificar a origem da indenização da União.
O benefício Youth ID reserva duas vagas gratuitas para jovens de baixa renda em cada viagem interestadual e mais duas com 50% de desconto. Após a decisão, os usuários da Identidade Juvenil ainda têm gorjetas garantidas de acordo com os direitos garantidos no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).
Etapas de inicialização do ID Jovem:
1 – Registro
O jovem deve verificar se possui um número de identificação social (NIS). Existem várias formas de saber: acessando seu e-mail CadÚnico, o app Meu CadÚnico, sua carteira de identidade, seu extrato do FGTS, sua carteira de trabalho ou ligando para 0800 707 2003.
Se você não possui o NIS ou não possui o CadÚnico atualizado há pelo menos 24 meses, procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência. Os Cras podem solicitar comprovantes de renda, residência e documentos oficiais.
2- Emitir a ID Jovem
Com o NIS, o jovem pode gerar um ID Jovem por meio do aplicativo ID Jovem, disponível para Android e IOS, ou por um endereço de e-mail do ID Jovem que fornece as seguintes informações:
- Número de Identificação Social – NIS;
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome completo da mãe.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.