Você conhece todos os 26 benefícios oferecidos pelo Cadastro Único?
O Cadastro Único foi instituído em 2001 por meio do decreto nº3.877 e hoje em 2023 estimasse que existam 19,5 milhões de famílias cadastradas.
Com o objetivo de identificar e cadastrar famílias em situação de pobreza e assim oferecer-lhes uma gama de benefícios para melhor assistência lós.
Os critérios para cadastro no Cadastro Único são simples a família tem que ter uma renda de até meio salário mínimo por integrante da família, e o soma tório não deve ser maior que 3 salários mínimos. E também Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
Como se cadastrar?
Para se cadastrar a família pode fazer um pré cadastro no aplicativo do Cadastro Único ou na web. No pré cadastro você já pode adiantar todos os dados referente aos documentos dos cadastrados. Depois deve comparecer ao Cras mais próximo de sua casa no prazo de 120 dias com os documentos das pessoas cadastradas e completar com outros que sejam essenciais.
A informação desses dados e muito importantes pois é através destes dados que serão selecionados os benefícios que cada membro da sua família são aptos a recebe-los.
Conheça cada beneficio do Cadastro Único.
Auxílio Emergencial
Sancionado pelo presidente este beneficio teve por objetivo garantir uma renda mínima aos brasileiros que ficaram em situação vulnerável pois tiveram sua renda comprometida durante a pandemia do COVID-19 em 2021.
Ação de Distribuição de Alimentos (ADA)
Com o objetivo principal de atender a famílias de indígenas, quilombolas, extrativistas e pescadores nos 13 Estados indicados que já vêm de situações de grande vulnerabilidade socioeconômica, pois tiveram sua situação agravada pela necessidade de isolamento social. Este beneficio tem por objetivo a entrega de cestas básicas a famílias que se enquadravam na quesitos acima.
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Visa o pagamento de um salário mínimo ao idoso com idade igual ou superior de 65 anos, e também a pessoas com deficiência de natureza física, mental ou sensorial de longo prazo (pelo menos 2 anos)
O BPC não é uma aposentadoria visto que não tem por obrigatoriedade a pagamento do INSS.
Carteira do Idoso
Uma forma de identificação do idoso que facilita a aquisição do transporte publico interestadual ou desconto de 50% no valor das passagens. Para maiores informações leia o texto neste link.
Concessão de bolsas por entidades com Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da educação (CEBAS-Educação)
Oferta de bolsas de estudos por entidades detentoras do CEBAS-Educação.
Créditos Instalação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Visa a concessão de crédito para financiar a instalação de um beneficiário da reforma agrária no assentamento, a compra de itens de primeira necessidade, bens duráveis de uso doméstico ou equipamentos, para que o assentado inicie ou possa investir na produção.
Facultativo de Baixa Renda
Da direito ao segurado efetuar o pagamento de uma parcela reduzida ao INSS, valor de 5% do salario mínimo
Identidade Jovem (ID Jovem)
Documento que garante aos jovens meia entrada em eventos e também auxilio na aquisição de transporte gratuito no transporte coletivo interestadual conforme disposto no decreto nº 8.537
Isenção de taxas de inscrição em concursos públicos
Isenções na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Plano Progredir – Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado
Um credito criado para auxiliar quem esta inscrito no cadastro único para conseguir um emprego ou a se capacitar para um.
Programa Bolsa Família
Programa Cisternas – Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água
Programa Criança Feliz
A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Direcionado à retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.
Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
Combina duas ações , o acompanhamento produtivo e social e também a transferência de renda para auxilio as famlias para o incentivo a um projeto produtivo.
Programa Minha Casa Minha Vida / Casa Verde Amarela
Auxilio família na aquisição de imóvel próprio com taxa reduzida.
Programa Nacional de Crédito Fundiário
Auxilio de crédito para agricultores possam adquirir imóvel rural.
Programa Nacional de Reforma Agrária
Sistema de Seleção Unificada – Sisu/Lei de cotas
Tarifa Social de Energia Elétrica
Telefone Popular – Acesso Individual Classe Especial
Programa de Urbanização de Assentamento Precários
Programa tem o objetivo de levar urbanização a assentamentos e favelas com implantação e adequação de infraestrutura.
Projeto Dom Hélder Câmara
Projeto tem como objetivo reduzir os níveis de pobreza e desigualdade no semiárido, qualificando produtores para o desenvolvimento de uma produção sustentável.
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Projetos e benefícios que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são prestados diretamente ao cidadão ou por meio de convênios com organizações sem fins lucrativos.
Quantos destes benefícios você conhecia? Lembrando que para a inclusão nesses beneficios é necessário ir a um CRAS para solicitar a inclusão, porem em vários casas a inclusão já é feita quando é feito o cadastro no cadastro único.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.