A revisão da vida toda INSS já deu o que falar neste ano de 2022. Depois do placar ficar favorável por 6 x 5 para os aposentados, o governo fez uma manobra junto ao ministro do Supremo Nunes Marques e invalidou toda a decisão do plenário virtual.
Agora o matéria foi enviada ao plenário físico, e temos novidades quanto a votação da decisão sobre a revisão da vida toda.
Revisão da vida toda INSS
O ministro do supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi indicado como relator da revisão da vida toda no plenário físico. Essa mudança já era esperada, pois André Mendonça ficou responsável pelos antigos processos do ex-ministro do supremo Marco Aurélio.
Para o governo isso é uma boa notícia, para os aposentados é uma péssima notícia! Isso porque o novo ministro provavelmente irá votar a favor do governo (Marco Aurélio havia votado a favor dos aposentados). Dessa forma o placar ficará favorável ao governo por 6 X 5, e os beneficiários que estavam na expectativa de receber a tão sonhada e esperada revisão, ficarão a ver navios.
Lembrando que essas contribuições realmente fazem jus a quem entrou com a ação, eles não tem culpa de que após a mudança para o plano real, houve um enorme erro que retirou as contribuições anteriores. Atualmente o presidente Jair Bolsonaro afirmou que essa medida “quebraria o Brasil”. Ou seja, infelizmente ele é a favor de um calote em milhões de aposentados que deveriam receber o que é justo.
Pressão popular
A pressão popular deve ser feita pelos aposentados e por quem realmente acredita na justiça do Brasil. Quando o julgamento for retomado não podemos ficar de braços cruzados. Nós do canal do Youtube Alô INSS ficaremos ligados em tudo, então se inscreva já para saber de todas as novidades.
Data de votação revisão da vida toda
Uma pergunta que muitos leitores e inscritos do canal do Youtube Alô INSS estão fazendo, é em relação a data de votação da revisão da vida toda. A mesma que no ano de 2021 já estava com um placar de 5 a 5, aguardando apenas a decisão do ministro Alexandre de Moraes, acabou sendo arrastada até 2022. Quando estava praticamente certa de que iria ser aprovada, houve uma nova manobra do governo, quero acabou sendo revertida novamente a favor dos aposentados.
Agora a revisão da vida toda só será aprovada, após nova data de votação, que infelizmente não tem previsão. Como André Mendonça que é o novo relator e acaba sendo aliado do governo, com certeza esse não tem a mínima pressa para a votação desse tema em 2022, o que iria gerar uma despesa maior ainda para o governo, que já possui um orçamento apertado.
Mas não podemos ficar de braços cruzados e achar que a aprovação caiu do céu, para quem tem interesse desse tema, deve se manifestar nas redes sociais e cobrar os políticos, porque nada melhor do que um momento de eleição para cobrar a aprovação de uma pauta popular.
Revisão do artigo 29
Uma outra revisão que muitos beneficiários podem ter tido direito neste ano de 2022 foi o pagamento referente ao artigo 29, também referente a erros de cálculo gerados no momento do pagamento de benefícios, que acabam sendo corrigidos depois.
Como os valores da revisão do artigo 29 são mais baixos, o tema acabou sendo aprovado com uma maior facilidade, assim garantindo uma grana extra para muito beneficiários da previdência social. Como a revisão da vida toda possui um valor até maior do que o 14° salário INSS, vemos os envolvidos ganhando um tempo para ver se cai algum sinal do céu para mais uma vez enrolar as pessoas que tem direito a revisão dos valores.
Boa notícia 14° salário na comissão final. Veja já